quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Toda arrogância será castigada



Um certo casal vivia numa choupana miserável junto a um lago. Todo dia a mulher ia pescar para comer. Certa feita, puxou em seu anzol um peixe muito estranho que não soube identificar. O peixe foi logo dizendo: “não me mate, pois não sou um peixe qualquer; sou um príncipe encantado, condenado a viver neste lago; deixa-me viver”. E ela o deixou viver.
Ao chegar em casa, contou o fato ao marido. Este, muito esperto, logo lhe sugeriu: se ele for de fato um príncipe encantado, pode nos ajudar e muito.
Corra para lá e tente pedir a ele que transforme nossa choupana num castelo. A mulher, relutando, foi. Com voz forte chamou o peixe. Este veio e lhe disse: “que queres de mim?” Ela lhe respondeu: “você deve ser poderoso, poderia transformar minha choupana num castelo.” “Pois, será feito o teu desejo”, respondeu o peixe.



Ao chegar em casa, deparou com um imponente castelo, com torres e jardins e o marido vestido de príncipe. Passados poucos dias, disse o marido à mulher, apontando os campos verdes e as montanhas: “tudo isso pode ser nosso. Será o nosso reino; vá ao príncipe encantado e peça-lhe que nos dê um reino”.
A mulher se aborreceu com o desejo exagerado do marido, mas acabou indo. Chamou o peixe encantado e este veio. “Que queres agora de mim”, perguntou ele. Ao que a pescadora respondeu: “gostaria de ter um reino com todas as terras e montanhas a perder de vista”. “Pois, seja feito o teu desejo” respondeu o peixe.
Ao regressar, encontrou um castelo ainda maior. E lá dentro seu marido vestido de rei com coroa na cabeça e cercado de príncipes e princesas. Ambos ficaram felizes por uns bons tempos. Então o marido sonhou mais alto e disse: “Você, minha mulher, poderia pedir ao príncipe encantado que me faça Papa com todo o seu esplendor”. A mulher ficou irritada. “Isso é absolutamente impossível. Papa existe somente um no mundo”. Mas ele fez tantas pressões que finalmente a mulher foi pedir ao príncipe: “Quero que faça meu marido Papa”. “Pois, seja feito o teu desejo”, respondeu ele. Ao regressar viu o marido vestido de Papa cercado de cardeais, bispos e multidões ajoelhadas diante dele. Ela ficou deslumbrada.
Mas passados uns dias, ele disse: “só me falta uma coisa e quero que o príncipe me conceda, quero fazer nascer o sol e a lua, quero ser Deus”. “Isso o príncipe encantado, seguramente não poderá fazer”, disse a mulher pescadora. Mas sob altíssima pressão e aturdida foi ao lago. Chamou o peixe. E este lhe perguntou: “que queres, por fim, mais de mim?” ela falou: “quero que meu marido vire Deus”. O peixe lhe disse: “Retorne e terás uma surpresa”. Ao regressar, encontrou seu marido sentado diante da choupana, pobre e todo desfigurado. Creio que ambos ainda estão lá até os dias de hoje.

Leonardo Boff - Teólogo


Pois é... muitas vezes queremos mais e mais e não importa quem e o que, mas passamos por cima até chegar um ponto de "comigo-ninguém-pode"... É, outras vezes estamos na situação inversa... O incrível é que muitos conseguem tudo tão fácil, enquanto outros, a espera do seu "peixe encantado" trabalham dia e noite para conseguir um mísero salário no fim do mês. Lendo e relendo essa historinha, eu pensei: "Bah, bem que poderia vir um peixinho desses aqui em casa, eu só ia pedir uma coisa." Foi aí, que eu parei de escrever e pedi perdão, porque é no "só uma coisa" que a ambição chega aos nossos olhos, às nossas vidas... e mesmo que essa coisa seja a quantia pra lançar o meu livro, não seria justo se não fosse batalhado... Aliás... Deveria ser assim pra muitas pessoas...
Bem, já dizia o ditado: "Tudo que é bom dura pouco"... Eu já digo que, "tudo que NÃO é bom dura pouco, pois o que é bom, dura o tempo suficiente para se tornar inesquecível"!

Passei tanto tempo atrás do meu livro que nem mais postagens eu colocava aqui... Retornei... vamos lá com correria ou sem correria...

Pense nisso vc também... Que tudo o que vc tenha, seja obtido de forma justa!

Um comentário:

Ademir Mattos disse...

Gostei demais da historinha... fez me pensar muito. Adoro essas histórias, vc só falou a verdade. Gostei muito da frase final onde vc diz que 'o bom dura o tempo suficiente para se tornar inesquecível!' Parabéns... muito bom esse post.
bjão!
fique com Deus.
CDAFMSE