domingo, 3 de agosto de 2008

O sofrer em Deus




Tapetinho Vermelho

Uma pobre mulher morava em uma humilde casinha com sua neta muito doente.
Como não tinha dinheiro sequer para levá-la a um médico, e vendo que, apesar de seus muitos cuidados e remédios com ervas, a pobre criança piorava a cada dia, resolveu iniciar a caminhada de duas horas até a cidade próxima, em busca de ajuda.

Chegando no único hospital público da região foi aconselhada a voltar pra casa e trazer a neta junto, para que esta fosse examinada. Quando ia voltando, já desesperada por saber que sua neta sequer conseguia levantar da cama, a senhora passou em frente a uma Igreja e como tinha muita fé em Deus, apesar de nunca ter entrado em uma Igreja, resolveu pedir ajuda. Ao entrar, encontrou algumas senhoras ajoelhadas no chão fazendo orações. As senhoras receberam a visitante e, após se interarem da história, a convidaram para se ajoelhar e orar pela criança.

Após quase uma hora de fervorosas orações e pedidos de intercessão ao Pai, as senhoras já iam se levantando quando a mulher lhes disse:
- Eu também gostaria de fazer uma oração.

Vendo que se tratava de uma mulher de pouca cultura, as senhoras retrucaram :
- Não é necessário, com nossas orações, com certeza sua neta irá melhorar.

Ainda assim a senhora insistiu em orar, e começou.
- Deus, sou eu, olha, a minha neta está muito doente. Deus, assim eu gostaria que você fosse lá curar ela Deus; você pega uma caneta que eu vou dizer onde fica.
As senhoras estranharam, mas continuaram ouvindo.

- Já está com a caneta Deus? Vá seguindo o caminho daqui de volta pra Belo Horizonte e quando passar o rio com a ponte, você entra na segunda estradinha de barro. Não vai errar tá?
A esta altura as senhoras já estavam se esforçando para não rir; mas ela continuou.

- Seguindo mais uns 20 minutinhos tem uma vendinha, entra na rua depois da mangueira que o meu barraquinho é o último da rua; pode ir entrando que não tem cachorro.

As senhoras começaram a se indignar com a situação.

- Olha Deus, a porta tá trancada mas a chave fica embaixo do tapetinho vermelho na entrada. O Senhor pega a chave, entra e cura a minha netinha. Mas olha só Deus, por favor, não esquece de colocar a chave de novo embaixo do tapetinho vermelho senão eu não consigo entrar quando chegar em casa...

A esta altura as senhoras interromperam aquela ultrajante situação dizendo que não era assim que se deveria orar, mas que ela poderia ir para casa sossegada pois elas eram pessoas de muita fé, e Deus, com certeza, iria ouvir as preces e curar a menina.

A mulher foi pra casa um pouco desconsolada, mas ao entrar em sua casa sua neta veio correndo lhe receber.

- Minha neta, você está de pé, como é possível !!!

E a menina explicou:
- Eu ouvi um barulho na porta e pensei que era a senhora voltando, porém entrou um homem muito alto com um vestido branco em meu quarto e mandou que eu levantasse, não sei como, eu simplesmente levantei.

E quase em prantos, a menina continuou.

- Depois ele sorriu, beijou minha testa e disse que tinha de ir embora, mas pediu que eu avisasse a senhora que ele ia deixar a chave embaixo do tapetinho vermelho...


____________________________________________________


Pois é,meus amigos....
Deus nos criou para a felicidade e não para o sofrimento... Por muitas vezes nos perguntamos sobre os porquês de tanto sofrimento em nossas vidas... e isso acaba gerando uma negação à Deus ou a Sua bondade.
Mas, e por que as pessoas justam passam por sofrimentos?
***Cristo é a resposta para o sofrimento!
Cristo ensina e vence todo mal que há no mundo. A vitória não implica não ter que lutar. Cristo vence por nós, mas quer que vençamos com Ele e não nos dá uma fórmul secreta ou a vitória pronta... Ele nos ensina a ser vitoriosos!
A vida e a morte, a alegria e a dor não são mais meros atos humanos em vão, mas ganham a dimensão de ser uma participação nas ações redentoras de Deus.
O sofrimento agora pode ser a forma mais sublime de amar. E se o amor é a suprema vocação do homem, a sua realização e felicidade, o sofrimento associado ao amor e como fruto do amor pode chegar a ser uma alegria para o homem. Santa Teresinha, a doutora da ciência do amor, chega ao ponto de "não poder" sofrer, pois "todo o sofrimento me é doce".
Por isso, os santos, especialmente os mártires, ensinam-nos a arte de sofrer em Deus. E precisamos seguir estes exemplos...
O sofrimento pode ser para o homem uma fonte de desgraça levando-o ao ódio, depressão, desespero e revolta contra Deus, ou pode ser uma fonte de graça que o redime, amadurece, que o ensina o amor, fazendo-o encontrar a vida. "É pelos sofrimentos que mais prontamente nos santificamos" (Santo Afonso de Ligório).

* Algumas dicas para nossa vida:
1. É preciso analisar sempre a causa do sofrimento: Se estiver em nossos erros, devemos nos converter deles, assim como fez o filho pródigo no sofrimento em terras distantes, voltando para casa do pai. Isso acontece porque sempre que nos rebelamos com Deus, colocamo-nos sob o domínio de satanás. Porém, muitas vezes o sofrimento não tem causas em nossos erros, podendo se tratar, por exemplo, de uma purificação, "pois é pelo fogo que se experimenta o ouro e a prata" Eclo 2, 5, ou ainda um chamado de Deus de nos unirmo-nos aos sofrimentos de Cristo para salvação dos pecadores.

2. É preciso saber que a repulsa ao sofrimento é natural no homem. Mesmo aquele que ama sente em si essa repulsa. O próprio Jesus sentiu essa repulsa no Getsêmani. Pedir que o Pai nos livre dos sofrimentos é uma atitude cristã, pois o próprio Cristo o fez.

3. Outro ensinamento encontramos também em Cristo: "Pai...contudo, não se faça o que eu quero, senão o que tu queres" (Mc 14, 36). Justamente aí Cristo venceu o pecado pela sua obediência à vontade do Pai. A nossa obediência unida à de Cristo se torna em nós vitória contra todo poder do maligno sobre nós que nos impele à rebeldia ao Pai e à Sua vontade.

4. Não devemos desesperar, pois Deus nunca nos enviará um sofrimento maior do que as nossas forças ( cf. I Cor 10, 13). Toda cruz é feita sob medida, é pessoal, ninguém pode carregá-la a não ser nós mesmos.

5. Devemos fazer do nosso corpo (ou alma, se for o caso) um prolongamento do mistério da Encarnação e realizar em nossa carne o que faltou à cruz de Cristo (cf. Cl 1,24).É participar de forma sublime e misteriosa da salvação do mundo oferecendo as dores por essas causas.



A dor, os sofrimentos, as adversidades da vida, muitas vezes, são ocasiões sublimes de fidelidade ao Pai e aos irmãos. Então, o que poderia se tornar ocasião de desamor, transforma-se em possibilidade de amor. Quando amamos, desejamos pelas oportunidades de amar.
Amor=Servir

Deus, com absoluta certeza, não quer o nosso sofrimento, mas deseja o nosso amor, pois o amar a Deus é nossa vida, nossa felicidade. Por isso Ele nos dá inúmeras oportunidades de amá-Lo.

Ele permite que certas coisas aconteçam a nós, mas para nos fazer crescer e até mesmo para a nossa salvação e a de outras pessoas... Deus sabe o quanto podemos suportar, Ele não nos deixaria carregar uma cruz se não fôssemos capazes de suportá-la (com desenvoltura).

Tudo acontece para o bem dos que amam a Deus.
"Tudo posso Naquele que me fortalece!"

Abraços fraternos...

Nenhum comentário: